Pular para o conteúdo principal

Frutas - como fazer seu filho comer!

Boa tarde !

Todo mundo sabe que as frutas são alimentos essenciais na alimentação de qualquer pessoa. Ricas em vitaminas, minerais, água, fibra, elas são os alimentos de sabor geralmente doce que nos trazem saudabilidade, proteção as doenças, previnem a obesidade infantil e garantem um bom desenvolvimento global do seu filhinho.

Infelizmente, com todas estas informações, o consumo do brasileiro de frutas é muuuuuito baixo. Comemos, em média, 1/2 fruta ao dia. E muitas crianças, quando chegam aos 2 ou 3 anos, quando seu apetite naturalmente diminui, diminuem sua frequência de consumo, comendo as vezes 1 fruta por semana! É muito, muito pouco.

Nosso pequenos deveriam consumir de 3 a 5 porções de frutas por dia, dependendo da idade de sua cria.
Mas, se o seu pequeno torce o nariz pras frutas? Ou suas crianças são seletivas e vem com aquela conversa: só gosto de banana e morango.
Precisamos incentivar o consumo. E é claro, primeiramente, o exemplo é o maior incentivador. Papai e mamãe também tem que comer fruta para que o filhinho experimente também.
Para incentivar, a salada de frutas é um clássico. quantas vezes você prepara, ou pede para preparar uma salada de frutas? É fácil, rápido e geralmente, as crianças adoram, principalmente se podem ajudar na confecção da salada, misturando ou ajudando a cortar uma fruta mole com uma faca sem ponta.
E o visual da salada de frutas é muito importante!

Pode incrementar com granola, iogurte, farinha de linhaça (a dourada tem uma cor linda, você pode dizer que é ouro em pó!...).

Ou pode fazer cozida, com uma calda feita com canela, pouco açucar:


Frutinha assada no inverno

E a última dica, a mais especial. Você já ouviu falar que o ótimo é inimigo do bom? Pois é. Eu penso assim. Vamos imaginar uma criança lindíssima, que não gosta de frutas. Todos os dias, de sobremesa, come um docinho, um chocolatinho. E sente falta deste sabor depois da comida salgada. Vamos fazer a transição.
Como? Derreta um pedaço pequeno deste chocolate. Pique a fruta e faça um mini fondue pro seu pequeno! Coloque o chocolate só na ponta da fruta, como na imagem.
Diminuímos a quantidade de doce e aumentamos a quantidade de frutas.
E leite condensado, pode? Para fazer a transição, pode também. Cuidado com a quantidade! Uma colher de sopa (rasa) para uma xícara de frutas picadas é uma quantidade boa.
Mas nada como a frutinha in natura!
E aí, qual será a fruta do cardápio de hoje dos seus pequenos?
Beijos com sabor de fruta!










Comentários

  1. Adorei seu post Karine! Realizo um trabalho de educação nutricional com crianças e vejo diariamente a dificuldade que os pais encontram em fazer seus filhos comerem frutas. As alternativas demonstradas no seu post ajudam bastante! bjoss e sucesso

    ResponderExcluir
  2. Olá dra Aline!
    Obrigada pelos elogios! Realmente é muito difícil, precisamos trabalhar com afinco, carinho e paciência...aos poucos conseguimos mudar hábitos!
    Um grande beijo e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Amei a dica. Tenho uma irmãnzinha de 5 anos e minha mãe sempre procura alternativas para que ela coma mais frutas.
    Aqui você fala do leite condensado. Uma sugestão também, que minha mãe coloca e minha irmã ama, é o creme de leite.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, Karine!
    Vim parar no seu Blog, porque estava em busca de uma imagem de salada de frutas para colocar no meu Blog, pois estamos aprendendo sobre a importância das frutas em nossa alimentação.
    Acabei deixando a imagem de lado, mas fiquei encantada com suas dicas, como mãe e, principalmente, como educadora. Deixei um link para os Pais de meus alunos poderem ler seu post sobre esse assunto.
    Parabéns! E obrigada...

    ResponderExcluir
  5. Minha filha tem 8 meses e adora papinha de frutas. Dou banana com mamão e ela devora! As vezes eu ralo uma maça e misturo na banana tbm...
    Gostaria de saber o que posso acrescentar na papinha para variar um pouco o gosto. Ja falaram biscoito maisena esfarelado ou o leite em pó por cima. O que vc acha?
    Ja pode dar aveia em forma de farelo?
    E canela, pode?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julia!
      Leite em pó, só se for de uma fórmula específica! Agora, você pode colocar um pouco de iogurte natural, sem açúcar! Aveia é uma idéia bem legal, além de linhaça, chia, quinua... misturar com frutas diferentes, as vezes com o sabor menos adocicado, como por exemplo, um pouco de maracujá, ou um abacate amassado. Colocar um pouco de água de coco também dá um sabor especial. Pode também fazer uma gelatina, com gelatina sem sabor e a fruta. Pode fazer um geléia natural! A fruta pode ser servida cozida. E uma pitadinha de canela não faz mal!
      Beijos e bom apetite pra sua gatinha!

      Excluir
  6. Como sempre, adorei o post. O Davi nunca me deu trabalho com as frutas, devora tudo. Mas confesso que eu não tenho o hábito de comer tanto quanto deveria/gostaria. Vou começar a mudar isso já para não criar um problema quando ele chegar na fase em que estará mais seletivo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. oi tudu bem meu nome e cecilia eu tenho um filhiode 4 anhos mide 1,10y pesa 28 kg ele come ete demais as frutas nao come frecuente mente doces nei saugadinhos y ele esta ensima de peso y estou super preocupada voce sabria me dicer um cardapio do dia pra ele muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cecília!
      Uma dieta só pode ser orientada em consulta presencial. Só assim podemos fazer uma avaliação completa do seu filho.
      Procure um nutricionista na sua cidade, ele pode te ajudar!
      Um abraço e boa sorte!

      Excluir
  8. Olá

    Veja aqui a forma original que nós cá em casa encontramos para dar fruta aos nossos filhos:

    http://comofazervocemesmo.com/criancas-fruta-comer/

    Desta forma eles vão começar a comer fruta pois sentem uma afinidade com as formas e vão querer que estas estejam sempre presentes nas refeições, após algum tempo já começam a comer fruta ao natural.

    Experimentem ;)

    ResponderExcluir
  9. Boa Noite, Meu filho adorava papinha de frutas quando bebe, aos 10 meses ele teve que ir para creche em tempo integral, mais tarde descobri que essa creche era péssima no quesito alimentação dos pequenos. Tirei ele dessa creche com 1 ano e 8 meses, porém ele perdeu todo gosto por frutas. Hoje enfrento grande dificuldade em introduzir frutas na alimentação dele. Qualquer tipo de fruta que o ofereço ele cospe, não sei mais o que fazer, a pediatra dele pediu para eu dá uma pausa depois voltasse a oferecer, já fiz isso e nada, não aceita de jeito nenhum, ele tá com 2 anos e 7 meses. SOCOOOOORO ME AJUUUUUDEM!!!

    ResponderExcluir
  10. meu filho tem 4 anos... bom eu nunca ofereci e toda vez que eu oferesso ele fala começa a correr ou vira a bunda pra cima ou tampa a boca isso ele faz pra toda comida saudavel nao bebe nenhum tipo de suco... vou ficar louca nao sei mais o que fazer...
    vou aplicar essa de sentar na mesa e ver a gente tomar e comer... me ajudem

    ResponderExcluir
  11. Quanta história linda
    Queria contar a minha
    A minha bebê tem 2 meses e meio e tem alpv
    Achei mais seguro desmamar, chegueia desmamar mas depois de muito ler vi que a estabilidade era possível com LM
    Comecei a relactação hoje mas ela fica super irritada
    Chora desesperadamente e eu acabo dando a mamadeira
    amanhã Vem uma profissional me ajudar mas sei que cada dia perdido é estímulo a menos
    Como faço???

    ResponderExcluir
  12. Ola parabéns pelo seu trabalho e muito interessante tenho um filho de 1 e 10 meses q tem muita dificuldade pra comer !!

    ResponderExcluir
  13. Ola gente gostaria saber se posso amamentar meu filho de volta Porq Quando ele completou 5meses parou de mamar agora Ele 6 e duas semanas agora quero mamar de volta e eu tenho sempre o leite no peito porq eu apertava e sempre sai leite branco e limpinho sera que posso volta se problema. Preciso da vossa ideia alquem ja passou por isso

    ResponderExcluir
  14. Ola gente gostaria saber se posso amamentar meu filho de volta Porq Quando ele completou 5meses parou de mamar agora Ele 6 e duas semanas agora quero mamar de volta e eu tenho sempre o leite no peito porq eu apertava e sempre sai leite branco e limpinho sera que posso volta se problema. Preciso da vossa ideia alquem ja passou por isso

    ResponderExcluir
  15. Eu uso com meus pequenos essa tática de chama-los pra ajudar na confecção do que comemos. Isso tem funcionado pra frutas assim como pra legumes e verduras em geral. Aqui em casa, somos entusiastas de boa alimentação, tanto que eu e meu marido temos um website onde falamos sobre alimentos em geral, mas no caso específico, sobre frutas. Parabéns pelo seu blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente! A nutri adora conversar!

Pots mais lidos

Intolerância a lactose em bebês? Provavelmente não!

Com certeza você já leu na web a palavra lactose. Dieta sem lactose. Iogurte sem lactose. Mas o que é lactose? Seria bom tirar das crianças também? Lactose é um dos carboidratos do leite. A grosso modo, um açúcar presente em leites.  Leite materno, por exemplo, tem muita, muita lactose. Nosso corpo, para digerir esse açúcar, usa enzimas que estão presentes no nosso organismo. Essas enzimas moram nas vilosidades intestinais. Vou mostrar: Lindas vilosidades no enterócito - isso é uma foto de dentro de um intestino! Pra ficar mais simpático, desenhei! Eu sei, sou melhor nutri que desenhista.... Quando um bebê está tranquilo, vivendo a vida bebelística, a lactose é uma benção pra ele. É sim. Lactose, quando é “quebrada” pela enzima, vira galactose e ajuda constituição de galactopeptídeos integrantes do sistema nervoso central. Ela também a juda a acumular água livre para reserva de termo-regulação , através da sudorese. Já viu como bebês suam? A lactose t

Avós na introdução alimentar - uma discussão de geração para geração

Você tem seu bebê e descobre que um mundo novo de informações estão aí, na sua frente. Não tem cartilha, mas tem opções: que tipo de criação eu darei?  Que tipo de mãe eu serei? E dentro das decisões, está a escolha da nutrição do seu bebê. Pensar em levar um bebê em nutricionista especialista e que trabalhasse com bebês para prevenção há 10 anos era uma coisa quase surreal. Você não teve isso. Mas a informação está aí, e você escolhe , de maneira consciente, dar de presente ao seu bebê uma boa oportunidade de ter uma alimentação bem prazerosa e saudável, iniciando agora, para que ele possa comer bem sempre. Mas tem muita gente que não entende exatamente o que você faz com essa decisão. E pessoas importantes para o seu bebê, como os avós do bebê. Aí pode ser que a  batalha, silenciosa ou não, é travada. Se sua mãe (ou sogra) está querendo te ajudar com seu bebê, se ela faz parte da sua rede de apoio hoje, muito provavelmente ela se preocupa e ama vocês . Já pensou que

Iogurte na alimentação das crianças

Bom dia pessoal! Vou seguir uma indicação de uma leitora querida, Alethéia , e escrever sobre iogurte na alimentação das nossas crianças. Eu sou superfã deste alimento! Rico em Cálcio (sempre estimulo consumo de alimentos ricos  neste micronutriente pois nossa população está bem carente....), tem a lactose (açúcar do leite) fermentada e por isso é de fácil digestão, rico em probióticos, as tais bactérias benéficas que equilibram nossa flora intestinal, fortalece o sistema imunológico e facilita o trânsito intestinal, entre outros benefícios.  O iogurte pode ser incluido na alimentação do bebê após o início da alimentação complementar, isso é, com 6 a 7 meses aproximadamente. Com algumas ressalvas e detalhes. Detalhe número 1: O iogurte para dar para o bebê, necessariamente tem que ser natural e sem açúcar. Os petit suisses vendidos no mercados contém corantes, aromatizantes e conservantes, substâncias estranhas ao nosso organismo (nós nutricionistas chamamos estas subs