Pular para o conteúdo principal

O que que tem na sopa do neném! Março

Olá queridos!

Estou um pouquinho sumida do blog, mas estou aqui!!
Tenho tanto pra escrever ainda... fora o pedido de leitoras queridas. Estão todos guardados. Se ainda não escrevi o que pediu, ainda vou escrever.
Vamos falar sobre a safra de março!



Vegetais: agrião, alface, berinjela, cará, chuchu, milho, moranga, moyashi, pepino, quiabo, repolho, rúcula

Frutas:
Banana, abacate, caqui, figo, goiaba, limão, maça nacional, uva itála.

Eu estava ansiosa patra comer algumas frutas da estação. Pessoal, caqui para bebê é muito bom! Eles gostam... dá pra servir com o iogurte natural azedinho...contrastes sempre são bons hum...
Agora dá licença, que não sou bebê, mas vou comer um delicioso caqui! Faz sucesso aqui em casa!

Comentários

  1. Hummm caqui é muito bom... Dudu nunca comeu... Boa dica, vou comprar pra ele experimentar com certeza... Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Odorei seu site, esta me ajudando muiiiito! Meu bebe tem 5 meses e ja come frutinhas, papinha salgada e LM, o pediatra liberou aos pouquinhos, ainda estou introduzindo aos poucos, sera que posso da caqui? Fico sempre com medo de dar uma fruta diferente das tradicionais para bebes, banana prata, maça e pera...
    Bjss, obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Fernanda!
      Fique tranquila, pode dar, se ele já iniciou a alimentação complementar. Mas como seu bebê é novinho, aconselho a fazer um "diário" alímentar, anotando o que dá ao seu bebê todos os dias por aprox. 1 mês, pois se ele tiver alguma reação diferente, você pode verificar se foi algum alimento que deu que não "caiu" bem!
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Tenho uma duvida mt grande, ja procurei na net mas não tem nada dizendo sobre, pode dar a papinha de um dia para o outro? tipo aquela que sobrou do almoço, conservada na geladeira é claro, e aproveitar pro almoço do dia seguinte, tem algum risco???
    bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda!
      Você pode fazer a papinha em um dia, separar o que vai dar ao seu bebê no pratinho dele e deixar o restante na geladeira por até 24 horas, ou seja, fez no almoço em um dia, pode dar no almoço no dia seguinte se não passar 24 horas. Agora, a que restou no pratinho dele tem que ir direto pro lixo. Mas não se esqueça que é importante variar os alimentos diariamte!
      Beijos!

      Excluir
  4. Karine Boa tarde,
    Sou mãe de um garoto de 7 meses e meio. Ele graças a DEUS come de tudo, já está comendo a papinha amassadinha. Tenho uma dúvida a minha sogra não sei se é por preguiça ou pressa fazia a sopa para os filhos dela de um jeito diferente do meu e da minha mãe. Ela cozinhava os legumes, com macarrão e um pedaço de carne e depois batia tudo no liquidificador. Eu faço do jeito que minha mãe fazia pra mim cozinhava os legumes, coloco um pouco de macarrão e lentilha porque é rica em ferro. Nunca bati no liquidificador, minha mãe diz que a criança tem que acostumar com carocinhos, desde que o pediatra liberou a sopinha salgada passava na peneira e quando ele fez 7 meses comecei a amassar com o garfo.
    A minha dúvida é a seguinte qual jeito é o mais indicado? Ah outra coisa quero algumas dicas para poder colocar no meu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!!
      O ideal é amassar no garfo mesmo, para que o bebê acostume aos pedacinhos, e seja incentivado a mastigar. Mastigando, ele movimenta e treina os músculos da face para depois falar!
      Papa liquidificada não diferencia sabor, e não incentiva a mastigação!
      Escreva para me dizer quais dicas específicas quer!
      Um grande abraço!

      Excluir
  5. oi por favor mim tire uma duvida meu bebe faz coco 3 a 4 vezes ao dia isso é normal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Geisa!!!
      Dependendo do contexto, é perfeitamente normal! O que importa é a aparência das fezes (pastosas, cor "normal", sem aparente dor ao evacuar, nem pedaços de alimentos não digeridos). Qualquer mudança, procure um médico, e lembre-se de hidratar muito bem o seu bebê, com leite materno, se ele for amamentado, ou com água, se tomar fórmula ou tiver mais de 6 meses de vida!
      Beijos

      Excluir
  6. 'Meu bebe tem 6 meses e tem muita fome. Dou a papinha (+- 180gramas e de sobremesa fruta)ao meu filho as 18 hs, as 19hs esta dormindo, mas so que quando é umas 21:30 para 22hs ele acorda com fome, aí dou o leite com duas medidas de pó de arroz, só que quando é umas 3 horas da madrugada ele acorda com fome de novo.'O que está acontecendo??? Me ajude!!! Ah, ele nasceu com 4.320kg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida.
      Que tal aumentar as porções do almoço e iniciar o jantar, com o conhecimento/aval do pediatra ou nutricionista?
      Pode ser uma saída.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
    2. ola meu nome é Erica meu bebê não gosta de legumes amassados ai liquidifico,o que devo fazer e ele faz 4vezes cocó por dia e a cor varia e normal.

      Excluir
  7. Meu bebê já tem 6 meses e não aceitou a mamadeira. Ele come de colher mais está enjoando tudo muito rápido.Tbm acho que ele está comendo muito pra idade dela.

    ResponderExcluir
  8. O que fazer para ele pegar a mamadeira. Do papinha a ele as 21 e as 2h da manhã ele acorda com fome.Depois as 4h. Aí não consigo dormi.

    ResponderExcluir
  9. Meu bebê já tem 6 meses e não aceitou a mamadeira. Ele come de colher mais está enjoando tudo muito rápido.Tbm acho que ele está comendo muito pra idade dela.

    ResponderExcluir
  10. Meu bebê já tem 6 meses e não aceitou a mamadeira. Ele come de colher mais está enjoando tudo muito rápido.Tbm acho que ele está comendo muito pra idade dela.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente! A nutri adora conversar!

Pots mais lidos

Intolerância a lactose em bebês? Provavelmente não!

Com certeza você já leu na web a palavra lactose. Dieta sem lactose. Iogurte sem lactose. Mas o que é lactose? Seria bom tirar das crianças também? Lactose é um dos carboidratos do leite. A grosso modo, um açúcar presente em leites.  Leite materno, por exemplo, tem muita, muita lactose. Nosso corpo, para digerir esse açúcar, usa enzimas que estão presentes no nosso organismo. Essas enzimas moram nas vilosidades intestinais. Vou mostrar: Lindas vilosidades no enterócito - isso é uma foto de dentro de um intestino! Pra ficar mais simpático, desenhei! Eu sei, sou melhor nutri que desenhista.... Quando um bebê está tranquilo, vivendo a vida bebelística, a lactose é uma benção pra ele. É sim. Lactose, quando é “quebrada” pela enzima, vira galactose e ajuda constituição de galactopeptídeos integrantes do sistema nervoso central. Ela também a juda a acumular água livre para reserva de termo-regulação , através da sudorese. Já viu como bebês suam? A lactose t

Avós na introdução alimentar - uma discussão de geração para geração

Você tem seu bebê e descobre que um mundo novo de informações estão aí, na sua frente. Não tem cartilha, mas tem opções: que tipo de criação eu darei?  Que tipo de mãe eu serei? E dentro das decisões, está a escolha da nutrição do seu bebê. Pensar em levar um bebê em nutricionista especialista e que trabalhasse com bebês para prevenção há 10 anos era uma coisa quase surreal. Você não teve isso. Mas a informação está aí, e você escolhe , de maneira consciente, dar de presente ao seu bebê uma boa oportunidade de ter uma alimentação bem prazerosa e saudável, iniciando agora, para que ele possa comer bem sempre. Mas tem muita gente que não entende exatamente o que você faz com essa decisão. E pessoas importantes para o seu bebê, como os avós do bebê. Aí pode ser que a  batalha, silenciosa ou não, é travada. Se sua mãe (ou sogra) está querendo te ajudar com seu bebê, se ela faz parte da sua rede de apoio hoje, muito provavelmente ela se preocupa e ama vocês . Já pensou que

Iogurte na alimentação das crianças

Bom dia pessoal! Vou seguir uma indicação de uma leitora querida, Alethéia , e escrever sobre iogurte na alimentação das nossas crianças. Eu sou superfã deste alimento! Rico em Cálcio (sempre estimulo consumo de alimentos ricos  neste micronutriente pois nossa população está bem carente....), tem a lactose (açúcar do leite) fermentada e por isso é de fácil digestão, rico em probióticos, as tais bactérias benéficas que equilibram nossa flora intestinal, fortalece o sistema imunológico e facilita o trânsito intestinal, entre outros benefícios.  O iogurte pode ser incluido na alimentação do bebê após o início da alimentação complementar, isso é, com 6 a 7 meses aproximadamente. Com algumas ressalvas e detalhes. Detalhe número 1: O iogurte para dar para o bebê, necessariamente tem que ser natural e sem açúcar. Os petit suisses vendidos no mercados contém corantes, aromatizantes e conservantes, substâncias estranhas ao nosso organismo (nós nutricionistas chamamos estas subs