Pular para o conteúdo principal

O arroz integral e a criança

Bom dia pessoal!

O arroz e  feijão sempre fizeram parte da alimetação do brasileiro. Infelizmente, estudos indicam que essa dupla aparece no nosso cardápio com cada vez menos frequência. Uma pena. Arroz e feijão é comida pro corpo e pra alma, gostinho de comida caseira, com tempero de vó (ou de mãe), prato que dá sustância e conforto.
Mas aqui, no post de hoje, o assunto principal é uma versão mais saudável do arroz. Na verdade, a versão original do arroz. O arroz integral, que não passou por processo de refinamento, cheio de vitaminas e minerais essenciais para a saúde da criança. Existem muitas dúvidas em relação ao seu consumo. Vou colocar algumas por aqui!



Bebê pode comer arroz integral?
Pode! Coloque na papinha, só se organize para cozinhar com um pouco mais de tempo.

Criança gosta de arroz integral?
Claro que gosta, basta fazer um bom arroz integral, variar a receita com legumes, cebola, temperos, gema de ovo, enfim, o que a imaginação mandar e o paladar da criança pedir.
E não se esqueça que o exemplo é o maior incentivador da alimentação saudável.

Como coloco o arroz integral na rotina aqui de casa?
Que tal começar por alguns dias da semana? Intercale com o arroz branco. A variedade é uma das chaves pra a alimentação saudável.

E como fazer um arroz integral gostoso?
Já dei uma receita aqui. No blog do Panelinha tem sempre receitas infalíveis e essa de arroz integral não foge a regra. Mas, para resumir, se no arroz comum utilizamos duas partes de água para uma parte de arroz, na receita do integral são três partes de água para uma de arroz.

Como diz minha mãe: se não gosta de arroz integral, é porque não comeu arroz integral do meu marido! (Verdade! Meu pai faz um arroz integral delicioso!).

E para finalizar, está rolando na internet uma campanha especial. O Delícias do Dudu está
 convidando a todos a criarem pratos criativos com arroz (que não precisa ser integral) e feijão e enviarem  o email asdeliciasdodudu@hotmail.com com nome/ cidade e nome e idade da criança até dia 20/07, para ser publicado no blog e na fanpage do Delícias .
O mais criativo prato será escolhido através de voto popular. Após essa data será zerado o número de curtidas do album e começará então a votação na fanpage do Delícias até dia 30/07 quando serão anunciados os vencedores.

Veja os prêmios para o primeiro, o segundo e o terceiro colocado aqui.
Boa sorte, boa criatividade e bom apetite!


Comentários

  1. Olá Karine!
    Seu é blog é lindo e trás ótimas informações!Sou nutricionista também e recentemente fiz um blog e já estou seguindo o seu.
    Parabéns pelo trabalho e sucesso!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Aqui em casa consumismo arroz integral quase todo dia, Alice (21 meses)adora, eu gosto da marca Tio João, ele leva 20 minutos pra cozinhar e necessita de 2 medidas e meia de água para cada medida de arroz, o segredo o arroz integral é cozinhar apenas na água, demora menos, fica mais macio, e apenas dempois acrescentar tempero, que pode ser sal e azeite,
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Karine primeiramente gostaria de parabenizar pelo belo trabalho e blog, realmente estamos precisando de sempre tá repassando informações sobre a alimentação e nutrição, principalmente nessa fase da vida. Também sou nutricionista gostaria de deixar meu blog tbm, dar uma passadinha e venha me seguir também. Um forte abraço. http://kakanutri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Aqui em casa só se come arroz integral também, arroz branco só quando tem visita e olhe lá... eu nem sabia que podia colocar o arroz direto na água, normalmente preparo como o arroz branco: dou uma fritadinha em cebola e alho, adiciono o arroz e por último a água.
    Outra dica preciosa por aqui é acrescentar sempre algum extra: cenoura ralada, lentilha (fica uma delícia, combina super com arroz integral), vagem picadinha... depende do que tenho em casa.
    E sabe que hoje quando como arroz branco me sinto até meio culpada? Exagero, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!!!
      Nada de culpa! Arroz branco é comida também! Preferir o arroz integral é sempre melhor, mas, quando comer outra coisa, espante essa culpa de você! Comer é para ser sempre prazeroso!
      Um beijo grande!!!!

      Excluir
  5. Karine preciso de ajuda!
    Minha filha 1 ano e 10 meses tá com peso ótimo... não é magra nem gorda (12.800kg e 79cm na consulta de 1 ano e 6 meses) é alta pois nós os pais somos altos, mas meu marido é obeso e meu peso é adequado. Minha filha sempre comeu bem... mas tem apresentado uma fissura por arroz... Come pelo menos 5 dias da semana arroz integral (as vzs branco, mas geralmente o integral) com feijão no almoço mais lugume, carne e folhosos... No outros dois faço um macarrão (integral tb) ou torta salgada... Inicialmente sempre coloquei 3 col de sopa de arroz... mas tem dias q ela come 5 e fica chorando aos prantos que quer mais arroz (puro)... mais de 5 eu não dou acho muito... o que eu faço? Ela é bem ativa (sou prof de educação física) então vai á pracinha todo dia fora atividades q faço em casa... A pergunta é: Dou o quanto ela pedir ou controlo a quantidade? Desculpa a missa mas tô preocupada! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Se você controla a qualidade, pode ficar tranquila com a quantidade. Provavelmente, ela está precisando desse tantinho a mais que ela solicita.
      Abraços

      Excluir
    2. Obrigada! pena q moro longe de vc senão marcava consulta certo! rssss

      Excluir
  6. Olá Karine, meu netinho está com 11 meses, é aconselhável introduzir o arroz integral na alimentação dele?

    ResponderExcluir
  7. Gente sempre odiei arroz integral, mas depois que meu marido foi a nutricionista e ela passou o integral nao teve jeito tive que fazer, dai minha surpresa ficou uma delicia. A vida toda, todas as vezes que comi arroz integral estava mal feito. Meu jeito de fazer coloco de molho no dia anterior, no fia refogo os temperos com azeite coloco agua depois de ferver coloco o arroz fica macio e soltinho.

    ResponderExcluir
  8. Olá.meu nome é Raquel estou de dieta.. posso entrar com a dieta para toda a família? tenho 2 filhos: 10 anos e 14 anos eles podem comer tudo integral também?

    ResponderExcluir
  9. Nossa, comecei faz 2 meses com arroz integral...todos adoramos aqui em casa...meus filhos, um de 4 anos e a menina de 10 meses aprovaram...rsrs...mas sempre o faço com muitas verduras juntas, coloco, cebola, alho, couve, brócolis, abobrinha (ou abóbora seca)...faço um arroz super nutritivo...agora só falta é começar com o macarrão...mas enfim...nossa alimentação está ótima...e quando penso em comer o arroz normal, começo a ficar inchada...rsrsrs...viu!!! Podemos sim nos acostumar com o integral...é só colocarmos em prática nossa imaginação...rsrs...;)

    ResponderExcluir
  10. Bom dia. E quanto ao macarrão integral para bebês? A partir de qtos meses posso introduzir? Pode ser industrializado ou só caseiro?
    Abcs

    ResponderExcluir
  11. Minha filha é magrinha mesmo assim posso dar arroz integral a ela?
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, adorei seu blog minha filha tem 8 anos e está c colesterou 220 está muito alto. Começamos a dieta hj, ela precisa perder 8 kg. Quantas colheres de sopa a senhora indica p ela? E o açúcar substituo pelo adoçante? Desde já agradeço pela ajuda

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde, adorei seu blog minha filha tem 8 anos e está c colesterou 220 está muito alto. Começamos a dieta hj, ela precisa perder 8 kg. Quantas colheres de sopa a senhora indica p ela? E o açúcar substituo pelo adoçante? Desde já agradeço pela ajuda

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde, adorei seu blog minha filha tem 8 anos e está c colesterou 220 está muito alto. Começamos a dieta hj, ela precisa perder 8 kg. Quantas colheres de sopa a senhora indica p ela? E o açúcar substituo pelo adoçante? Desde já agradeço pela ajuda

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, adorei seu blog minha filha tem 8 anos e está c colesterou 220 está muito alto. Começamos a dieta hj, ela precisa perder 8 kg. Quantas colheres de sopa a senhora indica p ela? E o açúcar substituo pelo adoçante? Desde já agradeço pela ajuda

    ResponderExcluir
  16. O arroz pro integral também é saudável?

    ResponderExcluir
  17. Eu filho tem 3 anos posso da tudo integral pra ele

    ResponderExcluir
  18. Tenho percebido que minha bebe está com intestino preso quando come arroz branco,quando não come solta,o arroz integral ajudaria o intestino a funcionar melhor?

    ResponderExcluir
  19. Olá estou dando arroz integral para minha bb de 8 meses e o médico falou que não pode dar!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente! A nutri adora conversar!

Pots mais lidos

Iogurte na alimentação das crianças

Bom dia pessoal!
Vou seguir uma indicação de uma leitora querida, Alethéia, e escrever sobre iogurte na alimentação das nossas crianças.
Eu sou superfã deste alimento! Rico em Cálcio (sempre estimulo consumo de alimentos ricos  neste micronutriente pois nossa população está bem carente....), tem a lactose (açúcar do leite) fermentada e por isso é de fácil digestão, rico em probióticos, as tais bactérias benéficas que equilibram nossa flora intestinal, fortalece o sistema imunológico e facilita o trânsito intestinal, entre outros benefícios.  O iogurte pode ser incluido na alimentação do bebê após o início da alimentação complementar, isso é, com 6 a 7 meses aproximadamente. Com algumas ressalvas e detalhes.
Detalhe número 1: O iogurte para dar para o bebê, necessariamente tem que ser natural e sem açúcar. Os petit suisses vendidos no mercados contém corantes, aromatizantes e conservantes, substâncias estranhas ao nosso organismo (nós nutricionistas chamamos estas substâncias de xenobiótic…

Alimentação para maiores de 1 ano!

Eba! Chegou o tão esperado aniversário de 1 ano do bebê. Depois da correria da festa, voltamos ao dia-a-dia do bebê. Com uma nova dúvida. E a alimentação? Aí, passamos no pediatra, e ele indica: agora mãe, ele deve comer a alimentação família. A mãe comemora (ou não). Não precisa mais fazer papinhas... Aí eu entro: alimentação da família? Tenho medo dessa frase... prefiro dizer que agora a família vai comer a alimentação do bebê com a textura adaptada! Sabe porquê? Como é a alimentação dos adultos em casa? Você, mãe zelosa, vinha fazendo a alimentação perfeitinha, com todos os grupos alimentares e tal...como passou do primeiro ano, só arroz, feijão e carne é suficiente? Calma! Nada contra o arroz e o feijão, pelo contrário. Dupla fantástica, garante um prato quase completo. Lembra desse post? Quase completo por que o legume e/ou a verdurinha precisa acompanhar o prato. Como faziam na época da papinha. Portanto, a alimentação continuará com todos os grupos alimentares... fonte de carboidra…

Sem açúcar, com afeto ou porque não dar açúcar ao bebê!

Sempre me perguntam, por quê não dar açúcar ao bebê? Ou então: posso dar açúcar orgânico, mascavo, produto adoçante?


O seguinte: a resposta inicial, todo mundo já sabe. Açúcar branco é caloria vazia, logo, não faz bem pra ninguém, dieteticamente falando. Essa caloria vazia pode ser traduzida em excesso de peso lá na frente - uma das doenças de mais difícil tratamento: a obesidade.
Mas tem um motivo mais profundo aí. Que eu vou explicar agora.
A necessidade de comer açúcar (alimentos doces) é do adulto. O bebê está provando tudo. Ele não sabe, por exemplo, que o suco de maracujá tem que ser adoçado. Sério. Ele vai aprender o que você mostrar a ele. Ele não sabe que a banana pode ficar melhor com açúcar. Ou não. A necessidade é nossa, não do bebê.
Só que, por natureza, o bebê já vem gostando de doce de fábrica. Ofereça açúcar, iogurte adoçado, chocolate, pirulito e geralmente você verá um bebê que vai comer e se lambuzar. A lactose do leite materno é levemente adocicada.
Por isso, não é um dos…