Pular para o conteúdo principal

Desejo que em 2018...



Desejo que em 2018, tenhamos oportunidades de nutrir melhor e com mais amor os nossos filhos. 

Desejo que as indústrias de alimentos decidam fazer o marketing para os pais e não para as crianças. 

Desejo que cada gestante tenha a oportunidade de comer melhor para cuidar da saúde de cada novo serzinho que vai povoar nosso mundo. 

Desejo bastante leite materno para as mães e muita, muita informação. Para quando o bichinho da dúvida picar as mães que amamentam, que não falte um abraço especial e uma palavra amiga para consolar suas inseguranças. 

Desejo empatia e carinho para as pessoas, que mesmo com as tentativas, a amamentação não rolou. 

Desejo que os pais sejam sempre respeitados em suas decisões em relação a alimentação de seus filhos. 

Desejo que as crianças inapetentes tenham um pouco mais de apetite para tranquilizar seus pais, mas não tanto, para que seus pais tenham a oportunidade de aprender a respeitar o primeiro sinal de "ei, estou aqui, sou uma pessoa que tem necessidades diferentes das suas" de seu filho. 

Desejo que experimentar comidas na sua casa seja motivo de festa! E que quando não der tempo de fazer alimentos para experimentar, que a comida do dia-a-dia seja muito elogiada!

Desejo que os pais tenham tempo. Tempo de sentar e comer uma refeição com os filhos, e que isso possa fazer parte da rotina. Tempo para fazer os alimentos dessa refeição. Tempo para prestar atenção uns nos outros.


Desejo que cada família saiba fazer pelo menos 3 refeições simples, rápidas e nutritivas para salvar aqueles dias corridos.


Ainda sobre os dias corridos, desejo as famílias freezers com alguns pratos de comida caseira, feita com amor ou por eles, ou por alguém que decide dividir esse amor em forma de alimentação. 

Para os pais de crianças obesas, desejo resiliência. Força para ajudar o pequeno a comer melhor e muito amor para livrá-la dos julgamentos. E que todos saibam que independente de qualquer coisa, o peso de uma criança jamais, jamais deve defini-la.

Desejo que a vida dos alérgicos seja mais amena, e que as reações, menos graves e a vida mais leve.



Venho aqui desejar um maravilhoso 2018 e meu muito obrigada para quem me acompanhou pelas redes sociais neste ano, tanto no meu pessoal como no @vilarejonutricao!

Vou tentar aparecer por aqui mais vezes neste novo ano ;)






Comentários

Pots mais lidos

Intolerância a lactose em bebês? Provavelmente não!

Com certeza você já leu na web a palavra lactose. Dieta sem lactose. Iogurte sem lactose. Mas o que é lactose? Seria bom tirar das crianças também? Lactose é um dos carboidratos do leite. A grosso modo, um açúcar presente em leites.  Leite materno, por exemplo, tem muita, muita lactose. Nosso corpo, para digerir esse açúcar, usa enzimas que estão presentes no nosso organismo. Essas enzimas moram nas vilosidades intestinais. Vou mostrar: Lindas vilosidades no enterócito - isso é uma foto de dentro de um intestino! Pra ficar mais simpático, desenhei! Eu sei, sou melhor nutri que desenhista.... Quando um bebê está tranquilo, vivendo a vida bebelística, a lactose é uma benção pra ele. É sim. Lactose, quando é “quebrada” pela enzima, vira galactose e ajuda constituição de galactopeptídeos integrantes do sistema nervoso central. Ela também a juda a acumular água livre para reserva de termo-regulação , através da sudorese. Já viu como bebês suam? A lactose t

Avós na introdução alimentar - uma discussão de geração para geração

Você tem seu bebê e descobre que um mundo novo de informações estão aí, na sua frente. Não tem cartilha, mas tem opções: que tipo de criação eu darei?  Que tipo de mãe eu serei? E dentro das decisões, está a escolha da nutrição do seu bebê. Pensar em levar um bebê em nutricionista especialista e que trabalhasse com bebês para prevenção há 10 anos era uma coisa quase surreal. Você não teve isso. Mas a informação está aí, e você escolhe , de maneira consciente, dar de presente ao seu bebê uma boa oportunidade de ter uma alimentação bem prazerosa e saudável, iniciando agora, para que ele possa comer bem sempre. Mas tem muita gente que não entende exatamente o que você faz com essa decisão. E pessoas importantes para o seu bebê, como os avós do bebê. Aí pode ser que a  batalha, silenciosa ou não, é travada. Se sua mãe (ou sogra) está querendo te ajudar com seu bebê, se ela faz parte da sua rede de apoio hoje, muito provavelmente ela se preocupa e ama vocês . Já pensou que

Iogurte na alimentação das crianças

Bom dia pessoal! Vou seguir uma indicação de uma leitora querida, Alethéia , e escrever sobre iogurte na alimentação das nossas crianças. Eu sou superfã deste alimento! Rico em Cálcio (sempre estimulo consumo de alimentos ricos  neste micronutriente pois nossa população está bem carente....), tem a lactose (açúcar do leite) fermentada e por isso é de fácil digestão, rico em probióticos, as tais bactérias benéficas que equilibram nossa flora intestinal, fortalece o sistema imunológico e facilita o trânsito intestinal, entre outros benefícios.  O iogurte pode ser incluido na alimentação do bebê após o início da alimentação complementar, isso é, com 6 a 7 meses aproximadamente. Com algumas ressalvas e detalhes. Detalhe número 1: O iogurte para dar para o bebê, necessariamente tem que ser natural e sem açúcar. Os petit suisses vendidos no mercados contém corantes, aromatizantes e conservantes, substâncias estranhas ao nosso organismo (nós nutricionistas chamamos estas subs